dicas do criador

quarta-feira, 5 de março de 2014

O que e uma Chocadeira de Ovos.

Incubação de ovos Natural ou Artificial.
Ovos para incubar devem ser:
■ Férteis e provenientes de machos produtores de sêmen de boa qualidade.
■ Provenientes de frangas ou galinhas alimentadas adequadamente e livres de doenças.
■ Novos, isto é, ter até 7 dias de postura a fim de permitir boa eclosão (nascimento dos pintinhos).
■ Apresentem peso normal, isto é, não menos que 60 gramas, pois existe uma correlação positiva entre o peso do ovo e o peso do pinto ao nascer.
■ Apresentem forma e tamanho normais, isto é, não serem grandes nem pequenos demais.
■ Apresentem a espessura da casca nem muito grosso nem muito fina.
Armazenagem dos ovos
■ Os ovos devem ser guardados (ou armazenados) com a ponta mais larga para cima ou deitados. Nunca, porém, com a ponta fina para cima.

Os ovos devem ser armazenados com a ponta grossa para cima
Quando a armazenagem é prolongada (3 a 5 semanas) os ovos devem ser envoltos em plástico fino.
Incubação
Incubação é dar ao ovo galado, condições que permitam o desenvolvimento, dentro dele, de um novo ser da mesma espécie; isto é, que permita ao ovo produzir um pinto. O sucesso reprodutivo de galinhas caipiras está diretamente relacionado com o estado nutricional e sanitário do plantel.
Antes que a galinha choca comece a incubar os ovos é bom tratá-la com um inseticida contra moscas e piolhos. Os cuidados com alimentação são tão importantes, que chegam a interferir na formação da casca do ovo. É necessário rigor na composição das rações, principalmente em relação à presença de componentes minerais, como o cálcio.
Tipos de incubação
A incubação de galinhas caipiras pode ser natural e artificial. No processo de incubação é importante procurar uma melhoria na raça do plantel, por meio da cruza entre galinhas puras com aves típicas caipiras, para a obtenção de aves com tamanho e peso maiores, além de ganhar resistência às doenças.
 

Incubação natural
Incubação natural far-se-á sempre utilizando galinhas chocas que aquecem sob suas penas, os ovos. Uma galinha choca pode incubar 8 a 10 ovos ao mesmo tempo. Se cerca de 70% dos ovos incubados eclodirem, significa que cada galinha choca terá seis a sete pintinhos.
Coloque alimentos de boa qualidade e água fresca limpa perto da galinha que está no choco. A galinha choca vira os ovos diversas vezes por dia.
Os ovos que se abandonam na mesma posição, a gema tende a subir e colar-se à casca. Por isso, é preciso virar frequentemente os ovos antes e durante a incubação, a fim de que o embrião não se cole à casca e morra nos primeiros dias.
O local do choco não deve ser acessível a outras galinhas e deve estar protegido contra os cães, os ratos, e outros animais.
Incubação artificial
Incubação artificial é o tipo de incubação no qual a galinha é substituída por uma chocadeira, localizada em uma sala tranquila e bem arejada, sendo usada quando se pretende chocar um maior número de ovos .












A chocadeira ou incubadora é uma máquina que proporciona calor e umidade estáveis e constantes, permitindo o desenvolvimento do embrião e o nascimento do pintinho.
Requisitos da incubação artificial
Na incubação artificial deve-se regular a temperatura, que é de aproximadamente, 38 ºC. Se necessita apenas de uma fonte de calor simples. A temperatura deve ser mantida o mais constante possível. A umidade relativa do ar deve ser bastante elevada, cerca de 55 – 60%.
No fim do período de incubação, isto é, depois do 18º dia, deverá ser aumentada até 75%. Para tal, deverão colocar-se tinas de água na incubadora, as quais devem ser enchidas regularmente.
O ar fresco deve circular livremente na incubadora. Os ovos devem ser virados diversas vezes (preferivelmente 2 ou 3 vezes ao dia). Para virar o ovo dever-se-á rodá-lo 180° segundo o seu eixo mais longo.












Nascimento do pintinho

O nascimento do pintinho começa no 20º ou 21º dia de incubação. O criador não deve ajudar os pintos a saírem da casca; os que não puderem sair são fracos e devem ser eliminados da criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário